A Meditação é uma prática que vem crescendo muito nos últimos anos, e como tudo aquilo que cresce rápido demais, acaba perdendo um pouco do objetivo inicial. Vivemos uma época de muito imediatismo, de muita ansiedade e uma busca frenética por resultados rápidos ou até imediatos.
Quando pensamos em meditação é necessário entender que as mudanças que acontecem são internas, e toda mudança interna é lenta, precisa de muita paciência e dedicação. Por isso não pense que com uma prática de meditação guiada, você será capaz de acabar com toda sua ansiedade, estresse, medo, crenças limitantes, e que você vai conseguir desbloquear sua prosperidade, coragem, autoestima, e sei la mais o que.
Você pode fazer uma prática de meditação voltada para uma emoção específica, mas não se iluda pensando que ao final de uma meditação guiada de 10 minutos você irá acabar com todo seu estresse por exemplo. Entenda que apesar de ficar extremamente relaxado depois de meditar, é muito fácil o estresse voltar, basta um único problema e já retornamos ao estado de irritação e reatividade, mas por que isso acontece?
Se você encarar a meditação como um remédio, é exatamente assim que ela vai ser pra você, um simples alívio para o seu sintoma, agora se você encarar a meditação como um processo de autoconhecimento, no qual você medita todos os dias, buscando olhar cada vez mais pra dentro, aberto a observar todo o lixo e angustia que existe na sua mente, a meditação será muito mais do que um alívio, será uma transformação real na sua vida.
Por isso, aprenda a meditar sozinho, você, sua mente e nada mais. Não que você deva parar de ouvir praticas guiadas (Inclusive tem varias no nosso canal no Youtube J), mas você precisa aprender a não depender de uma orientação pra conseguir meditar, só assim você consegue aproveitar todo o potencial que essa prática tem pra oferecer. Então aos poucos vá se aventurando a fazer pequenas práticas sozinho, sem medo do que pode surgir na sua mente, torne-se curioso e observe o que surgir, você vai se surpreender com quanta coisa se passa na nossa cabeça.
Com o tempo você vai perdendo a identificação com a mente, e o barulho vai sendo substituído pelo silêncio, pela paz e a alegria que existem dentro de você, mas isso só é possível se você tiver coragem de mergulhar dentro de si mesmo.