Não é novidade que nós vivemos uma vida muito corrida nos dias de hoje, temos varias obrigações para cumprir, e uma infinidade de distrações para tomar o nosso tempo, ainda mais com o celular no nosso bolso, facilitando o acesso a todo tipo de conteúdo, que na maioria das vezes não acrescenta nada.
Eu posso ao invés de olhar para o instagram a cada 5 minutos a procura de um meme ou noticia, ler um pdf de um livro ou ver um vídeo de uma aula que irá me trazer um conhecimento útil, mas o ponto aqui não é melhorar o tipo de informação que nós consumimos, e sim perceber porque estamos o tempo todo tentando preencher cada momento de silêncio com um estimulo, seja ele qual for.
Precisamos entender que a natureza da nossa mente é o barulho, é o excesso de pensamentos, assim, ela gera todo movimento pra nos manter ocupados e inconscientes do fato de que nós não somos a nossa mente, e nem a história que se passa nela. Sendo assim, não espere que nutrir bons pensamentos ou fazer afirmações positivas vai te ajudar a lidar com toda a negatividade e peso que acontecem dentro de você, pensar positivo é bom, mas ainda muito superficial.
E pra resolver essa situação toda é que entra o titulo desse texto, DESACELERE, quanto mais atropelado, correndo, pensando no futuro você estiver, mais identificado com a mente você estará e conseqüentemente mais perdido nas suas emoções e angustias. Por outro lado, desacelerar, ou seja, deixar as pausas acontecerem, não ter pressa enquanto estiver fazendo, aceitar o ritmo das pessoas e situações, vai te ajudar a criar um espaço entre você e a mente, fazendo com que você consiga enxergar a vida com muito mais tranquilidade.
A gente corre pra poder aproveitar depois, corre pra voltar pra casa, corre pra terminar a obrigação, corre tanto que quando chega o momento de aproveitar, está cansado. Aprenda a desacelerar mesmo nos momentos mais chatos, quando você diminui a velocidade, consegue enxergar o lado bom daquilo, consegue aproveitar a jornada, fazer com prazer, e não correndo pra terminar logo.
Outra coisa legal é perceber que cada um de nós tem um ritmo, e aceitar o nosso ritmo e o das outras pessoas é libertador, passamos a julgar menos e entender que mais importante do que chegar em primeiro, é conseguir encontrar contentamento naquilo que faz.
Com o tempo você vai perceber que na verdade, é possível fazer mais coisas e com mais qualidade, quando você respeita o seu ritmo. Nós perdemos muito tempo quando corremos, precisamos refazer coisas que foram mal feitas na pressa, precisamos mudar todo o plano pois deixamos passar algo importante na loucura de fazer logo, e muitas vezes ficamos doentes física e mentalmente de tanto correr, gerando assim mais prejuízos.
Desacelere os passos e você vai perceber que vai chegar mais longe, quem corre, cansa mais rápido e desiste no meio do caminho. Quantos planos e sonhos você desistiu depois de ter tentado com todas as suas forças? Se realmente for algo que você deseja, talvez só esteja faltando ir mais devagar, no seu tempo.