Aceitação para lidar com a ansiedade

Se nós pararmos pra olhar a nossa rotina, vamos encontrar diversos exemplos de como a nossa mente está constantemente criando coisas absurdas.

Quem nunca ficou no ponto de ônibus extremamente ansioso, olhando fixo pra rua, esperando que o próximo ônibus que virasse a esquina fosse o ônibus que você esperava, e acabava angustiado quando descobria que não era esse. Se a gente parar pra pensar, não faz sentido nenhum ter pressa em esperar algo que não temos literalmente controle nenhum, mas fazemos isso com diversas coisas durante o nosso dia.

Temos ansiedade com o sinal vermelho, com o micro-ondas, que determinado dia da semana chegue logo, enfim, querendo que o tempo passe mais rápido, e ai quando o dia chega, logo procuramos a próxima neura, o próximo grande objetivo. E assim perdemos o gosto pelo momento presente, vamos acostumando a criar grandes expectativas em situações futuras e colocando toda nossa atenção em nossa mente, pensamentos, e todo tipo de projeção.

Não quero aqui falar sobre a ansiedade em si, mas sim sobre a nossa dificuldade em aceitar o momento presente, mas essa dificuldade pode ser a causa de muita ansiedade. Então, outra coisa absurda que acontece em nossa mente, é a insistência em negar a realidade, estamos sempre dizendo não para situações que simplesmente já aconteceram, tentamos mudar o fato dentro de nossa cabeça, gerando resistência e sofrimento desnecessário.

Se você quebra um copo, a primeira coisa que vem a mente é: “Não acredito que fiz isso”, mas o copo já quebrou, não a nada a ser feito em relação a isso, você está lutando contra a realidade. Você só consegue mudar as coisas dali pra frente, você pode recolher o copo quebrado, tomar mais cuidado, comprar um copo novo, enfim, mas o fato ele simplesmente não é aceito.

Entenda, se alguém te traiu, se você está desempregado, se o carro quebrou ou qualquer outra situação, a primeira coisa que precisa acontecer, é aceitar o fato, sem isso, a sua mente só vai criar mais sofrimento desnecessário, você não vai usar a sua energia de maneira eficiente para conseguir resolver o problema, não terá clareza mental, tudo que você vai conseguir fazer, é ficar perdido na dor de algo que não pode ser mudado.

Não que a situação em si não possa ser mudada, mas o fato, aquilo que já aconteceu, é passado, e lutar contra isso é loucura, agora, a partir desse fato, você pode escolher fazer aquilo que for necessário, pra que a situação se resolva, aqui não tem segredo.

Por isso, não se esqueça de trazer aceitação pra sua vida, olhe pra tudo que acontece, como se fosse uma escolha sua, não lute com o inesperado, com o imprevisto, aprenda a fluir com a situação, assim você evita muito sofrimento e consegue ainda tomar melhores decisões.

A aceitação é o primeiro passo para tornar cada momento mais leve, mais feliz, você deixa a mente um pouco de lado, pois a mente, o ego, só funciona quando você está resolvendo problemas, e se você flui com esse momento, aceita e abraça esse momento, a paz e a felicidade surgem, independente do que acontece.

Picture of Fernando Suriano

Fernando Suriano

Professor de Meditação

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Copyright © 2023 Caminho do Equilíbrio.
Todos os direitos reservados.