Não é difícil de imaginar nos dias de hoje as diferentes causas do cansaço mental, passamos por um momento em que existe tanta informação, tanta cobrança, tantas maneiras de se fazer algo, e ao mesmo tempo temos pouca maturidade emocional, pouco contato com o nosso próprio corpo e com o ambiente a nossa volta, que a mente simplesmente não da conta.
Geralmente passamos a pensar em cansaço mental quando surge o diagnostico de burnout ou outra síndrome, porém não é somente nesses momentos de excesso que a mente está desequilibrada, em um nível menor, mas ainda sim muito prejudicial, todos nós estamos constantemente pensando, e pensando muito!
Não que pensar seja algo ruim, precisamos da mente para resolver problemas, criar as coisas, organizar e nos manifestar nesse mundo, mas você já tentou parar de pensar? È simplesmente impossível, pois o próprio esforço em parar a mente, é um pensamento em si.
Assim, procure enxergar a mente e os pensamentos de uma outra forma, veja que nós estamos como escravos, ou reféns daquilo que se passa em nossas cabeças. Você vai encontrar pessoas que são verdadeiros generais de si mesmos, vivendo uma vida de autocobrança e punição, e outras que embarcam em qualquer aventura que surge na sua cabeça, alternando em uma vida de excessos e arrependimentos.
Mas o que todos nós vivemos é a identificação com a mente, cada pensamento que surge acreditamos ser uma verdade absoluta, e passamos a viver de acordo com esse pensamento. Entenda que os pensamentos surgem a partir do ego, do personagem, das memórias e educação que você traz, não necessariamente de quem você realmente é, não da sua consciência.
Para lidar com o cansaço mental é necessário lidar com a identificação com a mente. A mente em si vai continuar naturalmente criando pensamentos, mas quando você está menos identificado com o que se passa na sua cabeça, você não gasta mais energia com os pensamentos, você consegue se manter consciente.
Estar consciente significa que a sua atenção está nesse momento, naquilo que você está fazendo, no seu corpo e no ambiente a sua volta. Assim a mente se acalma, você produz menos pensamentos, e se identifica menos ainda com eles, criando espaço pra realmente aproveitar a vida e ser feliz.